domingo, 5 de agosto de 2012

Aves de pequeno porte - 20 a 28cm -Parte 1

                                   Morar aqui é aprender a ouvir, a sentir e respeitar este Habitat. E eu tenho uma sorte danada, porque a maioria das fotos tiradas dos animais, foram aqui, no meu terreno, nas minhas árvores, no meu jardim. Eu falo"minhas e meu" apenas como direito adquirido de compra de território, mas na verdade tudo isso, eu e todos os animais e vegetais que aqui se encontram, pertencemos à grande Mãe Natureza!
                                  Hoje, casualmente apareceu um bando de Cri Cri, gritando e voando. São de épocas, porque eu os tinha visto e fotogrado no ano passado e hoje eles apareceram! São também chamados de Pica Pau Branco.

O pica-pau-branco é uma ave piciforme da família picidae. Também é conhecido como birro ou cri-cri, sendo estes nomes referentes ao seu canto.
Aqui parece que vai tirar um cochilo.Os olhinhos estão quase fechando! Pode ser do vento também.
 Mede 28,5 centímetros. Cabeça, pescoço, partes inferiores e dorso inferior brancos; barriga amarela; macho com a nuca amarela e fêmea com a nuca branca; costas, asas e cauda negras; linha negra que desce dos olhos até as costas; região Peri oftálmica nua e amarelo-alaranjada. 
                                                                           Macho



                                                                          Fêmea

Alimenta-se de insetos e suas larvas, sementes, frutos e mel. Caça insetos, especialmente sob a casca. Ataca ninhos de marimbondos e vespas. Nessas ocasiões, são notáveis como esses insetos voam próximos ao pica-pau, sem atacá-lo com seus ferrões. Procura, avidamente, as larvas nas casas de marimbondo, destruindo-as por completo. Abre ninhos de abelhas indígenas como a irapuá (Trigona spinipes), para retirar larvas e adultos, prestando importante serviço aos citricultores, pois a irapuá causa prejuízo à produção de cítricos, uma vez que corta com suas mandíbulas os botões florais, impedindo a formação de frutos.Ataca também cupinzeiros arborícolas e vem ao solo para capturar formigas. Alimenta-se de insetos, de frutos, inclusive plantas cultivadas em pomares, como mamão, laranja, bananas etc.


                                                                          Macho
 

                                                                          Fêmea

Encontrado em grupos de 6 a 10 indivíduos, podendo chegar a 20, às vezes associado a outros tipos de aves campestres gregárias como o Pica-pau-do-campo, o anu-branco, o Anu-preto e o Sabiá-do-campo. O grupo todo dorme junto, no oco de uma árvore, às vezes com várias entradas. Voz: Bem distinta, um agudo “kirr-kirr-kirr” ( em vôo ); “girrä” ( pousado ). Gritam constantemente, comunicando-se entre si com um chamado alto e forte, enquanto viajam em longos vôos a grande altura. Tal grito costuma ser a primeira forma de detecção desse pica-pau.


 Vivem em áreas campestres, pastos, eucaliptais, capoeiras ralas, buritizais, plantações e áreas rurais. Vive também em cidades, parques, jardins, pomares, bordas de brejos arborizados e no Pantanal de Mato Grosso.

                                           Vou continuar falando de Pica Paus que ainda se enquadram no porte médio. É o caso do Pica Pau Verde Barrado ou Carijó.

O pica-pau-verde-barrado é uma ave piciforme da família Picidae. De porte médio, conhecido também como pica-pau-carijó (Rio de Janeiro).
O tom esverdeado da plumagem camufla ainda mais. Na cabeça, característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. De perto e sob boa luz, as bolas negras na plumagem do peito e barriga podem ser vistas.
  Machos com pequeno bigode vermelho na base do bico. Apresenta uma série de adaptações para a alimentação e locomoção. Para capturar formigas e cupins, por exemplo, produz uma secreção que age como uma cola pegajosa, dando à língua a capacidade preensora de uma vara com visgo. 
 Além disso, a cauda age como órgão de apoio para substratos verticais. Para subir um tronco, o pica-pau pula para cima, de pés paralelos, “sentando” na cauda a cada parada. Através da ramaria horizontal, entretanto, pula como uma gralha. Para demarcar território, advertindo rivais, e como meio de comunicação entre machos e fêmeas, executam tamborilações. Essas consistem em bater com o bico em paus secos, cascas salientes, troncos ocos e até em chapas de aço, simplesmente para produzir rumor. Alimenta-se de formigas e larvas de outros insetos, principalmente besouros.
 Desce até os arbustos e o solo para coletar as primeiras. Come também frutos carnosos, principalmente no inverno, quando diminui a quantidade de insetos. No período reprodutivo (a partir de julho), os machos iniciam a temporada de canto territorial. A timidez do resto do ano desaparece, dando lugar a uma vocalização intensa, contínua, especialmente nos períodos matinais.
 Nessas ocasiões, escolhem alguns pousos tradicionais em galhos altos, vários expostos. Pode cantar durante dias no mesmo lugar (às vezes semanas), emitindo uma risada alta e parecida com à do pica-pau-do-campo.
 O macho exibe-se para a fêmea no cortejo pré-nupcial. Já mostrei em outra postagem, mas não custa ver novamente. É uma brincadeira de esconde-esconde, dança balançando a cabeça e finalmente selam com "um beijo".















O casal elabora uma cavidade para o ninho preferencialmente na madeira de árvores mortas, mas freqüentemente usa palmeiras e embaúbas. Preferem cavar na face da árvore que se inclina para o solo, o que facilita a proteção contra a chuva e a defesa da entrada. A câmara incubatória costuma ser forrada por pequenos pedaços de madeira, produzidos durante a construção do ninho. Dois a quatro ovos brancos e brilhantes são postos, ambos os pais revezando-se na incubação. Os filhotes nascem nus e cegos e são alimentados pelos pais, que regurgitam uma massa de insetos.
 Vivem em matas de galeria, cerrados, cerradões, caatingas, campos com árvores e na borda de florestas. É cada vez mais comum em áreas urbanas.


                                             Seguindo com Pica Pau (aves de porte médio) vem o próximo:
 O pica-pau-dourado é uma ave florestal, encontrada no leste e sul do Brasil, bem como na Argentina e Paraguai. A ave mede cerca de 20 cm de comprimento e possui duas faixas amarelas do lado da cabeça e vértice vermelho. Tanto que só consegui fotogrfá-los dentro do morro, na parte alta.O Pica-pau-dourado é uma ave da ordem Piciformes da família Picidae. Atualmente, o complexo Piculus chrysochloros compreende nove subespécies de difícil distinção. O que se sabe é que a variação individual é muito grande, e que esta espécie vive nas mais variadas ecorregiões, habitando florestas úmidas, cerrado e caatinga.





Macho





                                                            Fêmea












 Em geral, Piculus chrysochloros alimenta-se de cupins e larvas que vivem em galerias na casca das árvores. Tais pica-paus apresentam uma extensa língua, serrilhada e bastante adaptada aos hábitos sondadores.

Sabe-se que Piculus chrysochloros nidifica em cavidades, colocando ovos claros. Quanto ao período reprodutivo, as informações divergem conforme as diferentes localidades, sendo que há registros de reprodução de março à agosto.

                                   Até breve.....

2 comentários:

  1. Obrigada, adorei seu blog, também curto aves e ao fotografar um pica pau aqui no interior de Caxias descobri sobre ele no seu blog, o pica-pau-dourado, obrigada, Vera
    http://explorandoaves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou tentando descobrir o nome de alguns pássaros que vem ao meu quintal comer caju, Ata. Moro em Goiânia e ultimamente tem aparecido muitas espécies deles que não conheço,por exemplo um pássaro carijo em preto e branco com topete preto, um todo preto com calda longa e outros que não sei descreve-los pela cor. Aparecem tbm sabiá laranjeira, Anu branco, beija flor Preta, além de uma família de araras azuis com amarelo. E difícil fotografa-los pelo celular senão mandaria pra vc. Se vc puder me dizer o nome desses que mencionei , desde ha o meu muito Obrigada!

    ResponderExcluir